Ceias de Natal e Ano Novo: o que servir?


Dezembro chegou trazendo o período festivo mais aguardado por todos: as comemorações de Natal e Ano Novo. E, neste momento em que reina o espírito de paz e harmonia em todos os lugares do mundo, é chegada a hora de celebrar ao lado de amigos e familiares o nascimento de Jesus e um novo ano que se aproxima.



O Natal é uma festividade instituída, desde o século IV, pela Igreja Católica Romana que celebra, no dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus Cristo. As comunidades cristãs espalhadas pelo mundo celebram esta data de diferentes maneiras, porém o que prevalece é o sentido de união entre as famílias. É o momento de reunir familiares e amigos, em um ambiente agradável e acolhedor, para se confraternizar e trocar presentes. Dentre os símbolos e tradições natalinas podemos destacar: a árvore e a guirlanda de Natal, o papai Noel, as músicas e as decorações natalinas, o presépio, a Missa do Galo e o tradicional jantar natalino.
As comemorações de Ano Novo ou Réveillon, nas regiões que adotam o calendário gregoriano, se iniciaram por volta do ano de 1500 e celebram, na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, o fim de um ano e o início de outro. Nas mais diversas regiões do mundo, cada povo tem o seu modo de festejar a passagem de ano, mas todos têm a certeza de que este é o momento de renovar as esperanças e planejar o futuro sob as luzes dos fogos de artifício e o estourar de champanhe.
Este período festivo conhecido como Ciclo de Natal ou Os Doze Dias do Natal se iniciam na noite do dia 24 de dezembro (véspera de Natal) e só terminam no dia 06 de janeiro (dia de Reis). Portanto, se você pretende abrir as portas da sua casa para celebrar estas datas especiais é importante planejar com antecedência todos os detalhes para evitar imprevistos e aborrecimentos, neste caso convêm fazer um check-list para facilitar a sua vida:
  • definir a quantidade de pessoas que participarão do evento e se contratará um serviço especializado ou se responsabilizará por tudo;
  • providenciar a decoração natalina do local e a arrumação da mesa: toalhas de mesa, louças e talheres, copos e taças, castiçais e velas, enfeites e arranjos de flores, etc. Tradicionalmente há um predomínio das cores verde e vermelha, mas você pode dar o seu toque pessoal sem esquecer o bom senso e a elegância; e
  • escolher o cardápio, as bebidas e o serviço que, dependendo do número de convidados, pode ser: à francesa (jantar formal, para poucas pessoas, servido à mesa por garçons) ou à americana (jantar informal, para muitas pessoas, com pratos dispostos em aparador ou mesa lateral, cada um se serve e come em pé ou têm a possibilidade de se acomodar em locais desocupados, como sofás, bancos ou cadeiras avulsas).
Seguindo a tradição, os cardápios das ceias de final de ano são variados e compostos por assados, saladas, pratos frios e frutas secas e frescas. Porém, dependendo dos ingredientes, as ceias podem ser classificadas como: tradicional, vegetariana, light, brasileira, tropical, econômica, requintada, etc.
Para a ceia de Natal a preferência é por aves como peru e chester, mas também podem ser servidas as carnes de cordeiro ou leitão, dentre outros. Já para a ceia de Ano Novo os destaques são o bacalhau, os peixes e os frutos do mar que são pratos leves, de fácil preparo e que agradam a grande maioria dos convidados. Se as ceias serão servidas por volta da meia-noite, conforme a tradição, é recomendável servir aos convivas alguns petiscos para “enganar a fome” e mantê-los satisfeitos.
Quanto a bebidas, nas ceias de Natal e Ano Novo não podem faltar um bom vinho e um champanhe gelado que devem ser acomodados em um recipiente com gelo, evite colocá-las na geladeira ou no congelador. E lembre-se de incluir outras opções de bebidas, com e sem álcool, tais como: cervejas, whisky, sucos, refrigerantes, dentre outras.
Depois de todas estas dicas, chegou a hora de botar a mão na massa e preparar as delícias que serão saboreadas por todos. Confira, abaixo, algumas sugestões de cardápio para auxiliar na sua escolha:


Petiscos:
Em pontos estratégicos do ambiente, disponha algumas vasilhas contendo um mix de castanhas e frutas secas: castanhas portuguesas, nozes, amêndoas, figos, amendoins, castanhas-do-Pará, avelãs, damascos e tâmaras. Sirva, também, salgadinhos que possam ser comidos com a mão, em uma ou duas mordidas, como por exemplo: Torradas com Patê, Canapés, Bruschetta, Bolinho de Bacalhau, Empada de Palmito, Coxinha de Frango, Quibe Frito, dentre outros.

Entradas:
Se for respeitar a tradição e servir as ceias por volta da meia-noite, o aconselhável é optar por refeições leves e saudáveis como, por exemplo: Caesar Salad, Tomates Recheados,  Maionese Light de Legumes, Tabule, Terrine de Atum, dentre outros.

Pratos Principais e Acompanhamentos:
Existem uma variedade enorme de receitas para compor as ceias de final de ano, desde as mais simples com comidas regionais até as mais sofisticadas da culinária internacional. Se for manter o tradicional, alguns pratos principais são obrigatórios como, por exemplo: Peru de Noel, Lombo Recheado, Cuscuz de CamarãoChester à Califórnia, Tender Aromático, Pernil NatalinoBacalhau Mére Noel. E para acompanhar estas deliciosas receitas as opções são: Arroz com Castanhas de Caju, Farofa Natalina, Arroz com Lentilhas, dentre outros.

Sobremesas:
As frutas tradicionais da época como pêssego, ameixa e uva podem ser uma opção light a serem servidas, porém os doces não podem faltar como, por exemplo: Panetone Caseiro, Bolo de Nozes, Rabanadas da Dorita, Crepe de DamascoBolo Rei, ChocotonePudim de Frutas Cristalizadas, Charlotte Francesa, dentre outros.

Bebidas:
Além das bebidas citadas anteriormente, deixe sobre uma mesa auxiliar jarras com água, garrafa térmica com café, licores e conhaque e sirva também alguns coquetéis como, por exemplo: Coquetel de Champanhe com Frutas, Alexander, Coquetel de Frutas, dentre outras.

Agora depois de toda esta maratona que quase levou você a loucura com tantos preparativos, chegou à hora de curtir a companhia de seus entes queridos e aproveitar todo este momento de paz e união, desejando Boas Festas a todos!!!

Caso queira por em prática as informações apresentadas neste artigo sobre Ceias de Natal e Ano Novo: o que servir? recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:E se quiser testar outras delícias culinárias de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

1 Comentário:

Chris Millard disse...

Parabéns pelo blog... A Sofist Etiqueta recomenda e sugeriu estas receitas no blog.

Postar um comentário

Arquivo de Receitas Saborosas

Sociabilize-se

Selo Melhores do Brasil

  © 2009-2014 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+