Panetone Caseiro




Um sabor todo especial para emoldurar uma linda história de amor. Será que é apenas lenda?




Ingredientes:

105 gr de fermento biológico fresco esmigalhado
1/2 xícara (chá) de água morna
7 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 ovos
150 gr de manteiga derretida
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
250 gr de frutas cristalizadas picadas
250 gr de uvas passas sem sementes
farinha de trigo para polvilhar
1 gema
1 colher (chá) de leite

Modo de Fazer:
  1. Em uma vasilha grande, dissolva o fermento na água e misture com 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 2 horas. Acrescente mais 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo e deixe crescer por mais 2 horas.
  2. Junte os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal, as raspas de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo, misture bem até formar uma massa homogênea. Caso seja necessário, utilize as mãos para agregar melhor a massa.
  3. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse por 5 minutos, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro com as mãos fechadas. Se preferir usar a batedeira, bata até que a massa se desprenda e fique bem elástica. Divida a massa em duas partes iguais e abra um retângulo.
  4. Em uma tigela, misture as frutas cristalizadas com as uvas passas e passe-as ligeiramente na farinha de trigo. Distribua metade das frutas sobre a massa aberta.
  5. Enrole a massa no sentido do comprimento, dobrando ligeiramente as bordas para dentro. Dobre ao meio, deixando as pontas para baixo e, com o auxílio das mãos, forme uma bola.
  6. Coloque a massa até a metade da altura de uma forma de papel para panetone de 1 kg, untada com manteiga. Repita o mesmo processo com a massa e as frutas restantes. Deixe crescer por mais 2 horas ou até dobrar de volume.
  7. Com o auxílio de uma tesoura, faça nas massas um corte profundo em forma de cruz e pincele com a gema diluída no leite.
  8. Leve para assar em forno baixo (150ºC), pré-aquecido, por 1 hora ou até dourar. Decorridos 45 minutos, se a superfície do panetone já estiver dourada, cubra com papel-alumínio e termine de assar. Retire do forno, aguarde esfriar e desenforme. Sirva em temperatura ambiente.
Rendimento: 16 fatias cada panetone.

Caso queira saber o que servir nas festas de final de ano, confira o artigo Ceias de Natal e Ano Novo: o que servir? e depois é só comemorar o sucesso de seu evento!!!

E se você gostou desta receita de Panetone Caseiro e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+