Chocotone



Nesta época festiva, uma receita deliciosa feita especialmente para aqueles que adoram chocolate.




Ingredientes:

1/3 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de leite morno
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
15 g de fermento biológico
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de panetone ou baunilha
200 g de gotas de chocolate
1/2 colher (chá) de sal
1 gema
1 colher (chá) de leite

Cobertura:
100 g de chocolate ao leite picado
3 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de Fazer:
  1. Em uma vasilha grande, dissolva o fermento no leite adoçado com 1 colher (sopa) de açúcar e misture com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra com papel-filme e deixe crescer por 2 horas ou até dobrar de volume.
  2. Junte os ovos, a manteiga, o sal, o restante da farinha de trigo e do açúcar e a essência de panetone ou baunilha, misture bem até formar uma massa homogênea. Caso seja necessário, utilize as mãos para agregar melhor a massa.
  3. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse por 5 minutos, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro com as mãos fechadas. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo até a mistura começar a soltar das mãos.
  4. Abra a massa em formato de retângulo e distribua as gotas de chocolate sobre a massa aberta. Enrole a massa no sentido do comprimento, dobrando ligeiramente as bordas para dentro. Dobre ao meio, deixando as pontas para baixo e, com o auxílio das mãos, forme uma bola.
  5. Coloque a massa até a metade da altura de uma forma de papel para panetone de 1 kg, untada com manteiga, e deixe crescer por 2 horas ou até dobrar de volume. Com o auxílio de uma tesoura, faça na massa um corte profundo em forma de cruz e pincele com a gema diluída no leite.
  6. Leve para assar em forno baixo, pré-aquecido, por 1 hora ou até dourar. Decorridos 45 minutos, se a superfície do chocotone já estiver dourada, cubra com papel-alumínio e termine de assar. Retire do forno, aguarde esfriar e desenforme. Espalhe a cobertura e sirva em temperatura ambiente.
Rendimento: 10 porções.

Cobertura:
Aqueça uma panela com água e desligue o fogo antes de levantar fervura. A temperatura da água deve ser aquela suportável ao contato com as costas da mão. Despeje o chocolate picado em uma tigela, coloque-a sobre o calor do banho-maria e vá mexendo lentamente com uma espátula ou colher de pau até que o chocolate derreta completamente. Cuidado para não deixar a água do banho-maria respingar no chocolate. Assim que derreter, retire do banho-maria e enxugue a tigela por fora. Acrescente o creme de leite e misture bem.

Caso queira saber o que servir nas festas de final de ano, confira o artigo Ceias de Natal e Ano Novo: o que servir? e depois é só comemorar o sucesso de seu evento!!!

E se você gostou desta receita de Chocotone e quiser testar outras delícias culinárias de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+