Bolo Rei





Comemore o dia de Santos Reis saboreando esta deliciosa e tradicional receita portuguesa.






Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
150 gr de açúcar
30 gr de fermento biológico
7 colheres (sopa) de água morna
150 gr de manteiga
4 ovos
150 gr de frutas cristalizadas
150 gr de frutas secas: nozes, uvas passas, amêndoas, castanha-do-Pará
raspas da casca de 1 laranja
raspas da casca de 1 limão
1 colher (sobremesa) de sal grosso
13 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 gemas para pincelar
1 colher (chá) de essência de baunilha
frutas cristalizadas inteiras e frutas secas para decorar
geléia de sua preferência e açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de Fazer:
  1. Pique as frutas cristalizadas e deixe-as mergulhadas no vinho do Porto por cerca de 2 horas, junto com as frutas secas.
  2. Em uma vasilha, dissolva o fermento biológico na água morna e misture a 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente.
  3. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas das cascas do limão e da laranja por 5 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e continue batendo por mais 3 minutos. Junte a massa de fermento e farinha de trigo e bata por mais 3 minutos ou até ficar uma mistura homogênea.
  4. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada, adicione o restante da farinha de trigo peneirada e o sal grosso e manipule a massa até ficar macia e elástica. Caso a massa fique dura, junte um pouco de leite morno para amolecer.
  5. Escorra as frutas maceradas no vinho do Porto, misture a massa, sove-a novamente e modele-a em forma de uma bola. Em uma tigela, disponha a massa e polvilhe um pouco de farinha de trigo. Cubra com um pano, envolva a tigela em um cobertor e deixe descansar por 5 horas.
  6. Disponha a massa em círculo sobre um tabuleiro untado. Introduza uma fava de trigo em um dos lados da massa e um brinde, embrulhado em papel vegetal, do outro lado. Deixe descansar por mais 1 hora.
  7. Em uma vasilha, bata as gemas com a essência de baunilha e pincele o bolo, decorando com as frutas cristalizadas inteiras e as frutas secas.
  8. Leve para assar em forno bem quente, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e arrume em um prato grande. Pincele o bolo com geléia de sua preferência e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida.
Rendimento: 30 porções.

Caso queira descobrir os segredos de um bolo gostoso e fofinho, confira o artigo Dicas e Truques para um Bolo Gostoso e receba inesperados e sinceros elogios!!!

Se tiver a curiosidade em descobrir o que servir nas festas de final de ano, confira o artigo Ceias de Natal e Ano Novo: o que servir? e depois é só comemorar o sucesso de seu evento!!!

E se você gostou desta receita de Bolo Rei e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+