Bacalhau Mére Noel





Que tal surpreender seus convidados com um sabor exótico e delicioso? Aposte nesta idéia.






Ingredientes:

1 kg de bacalhau
1 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
3 cebolas médias picadas
2 dentes de alho amassados
8 tomates médios picados
1 maço de coentro picadinho
100 gr de uvas passas sem sementes
1/2 copo (americano) de vinho branco seco
2 copos (americano) de leite
1 copo (americano) de água
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 gemas peneiradas
1 colher (sopa) de manteiga
200 ml de leite de côco
pimenta-do-reino e sal a gosto
5 colheres (sopa) de côco ralado
3 claras em neve

Modo de Fazer:
  1. Lave o bacalhau em água corrente, coloque em uma vasilha, cubra com água fria e tampe com filme plástico. Deixe de molho na geladeira de um dia para o outro, trocando a água várias vezes para retirar o excesso de sal.
  2. Retire a pele e as espinhas e desfie o bacalhau em lascas grandes. Coloque em uma panela com água suficiente para cobri-lo e leve ao fogo por 10 minutos. Desligue o fogo e escorra.
  3. Em uma panela, coloque o azeite, as cebolas, o coentro, o alho, os tomates e refogue por 3 minutos. Junte as lascas de bacalhau e cozinhe em fogo brando por 15 minutos. Acrescente as uvas passas e o vinho e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Despeje o refogado de bacalhau em um refratário e reserve.
  4. À parte, em uma panela, misture o leite, a água, a farinha de trigo e as gemas e leve ao fogo brando. Adicione a manteiga e mexa até engrossar. Despeje o creme em uma vasilha e junte o leite de côco, a pimenta-do-reino, o sal, 3 colheres (sopa) de côco ralado, as claras e misture delicadamente.
  5. Coloque o creme de côco por cima do refogado de bacalhau, polvilhe com o restante do côco ralado e distribua pedacinhos de manteiga por toda a superfície. Leve para gratinar em forno brando (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva quente com arroz branco.
Rendimento: 8 porções.

Caso queira saber o que servir nas festas de final de ano, confira o artigo Ceias de Natal e Ano Novo: o que servir? e depois é só comemorar o sucesso de seu evento!!!

E se você gostou desta receita de Bacalhau Mére Noel e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+