A Arte da Culinária Brasileira


Cozinhar é uma arte, além de ser uma excelente terapia por ajudar a descontrair, relaxar e se divertir e por isso contribui para o bem-estar e o equilíbrio emocional. E, apesar da correria do dia a dia, preparar uma refeição caseira proporciona inúmeros benefícios para quem faz e para quem aprecia e gosta de consumir uma alimentação saudável.









Alguns acreditam que culinária e gastronomia são sinônimos. Porém, enquanto a primeira é a arte de cozinhar, ou seja, preparar alimentos; a segunda cuida da apresentação adequada desses alimentos. E, dependendo da localidade, existe uma forma específica para o preparo de refeições utilizando determinados ingredientes, técnicas culinárias e utensílios.
As receitas culinárias são um conjunto de conhecimentos e práticas transmitidos de geração em geração e que compõem a identidade cultural de um povo. Atualmente, com a perda da noção de espaço geográfico que delimita os territórios e a familiarização das pessoas com a diversidade e a multiplicidade global, o ato de preparar alimentos ocupa espaço em jornais, revistas, televisão e internet atingindo diversas classes sociais, possibilitando a rápida divulgação de usos e costumes.
Constantemente, na apresentação de receitas culinárias ocorrem combinações inusitadas promovendo a mescla entre o tradicional e o moderno, juntando ingredientes típicos de um país com os que fazem parte da cultura popular de outro país. Neste contexto, na criação de novas receitas ocorre uma reelaboração da culinária que passa a ter um caráter híbrido, com a união de ingredientes regionais e internacionais, refletindo o multiculturalismo através do paladar.
No Brasil, antes do descobrimento já haviam as influências indígenas, porém após a descoberta o fluxo de imigrantes oriundos de outros países aumentou e cerca de 20 povos escolheram morar aqui e trouxeram em suas bagagens um pouco de seus temperos típicos e de seus hábitos alimentares influenciando as diferentes culturas que povoam as cinco regiões brasileiras. Confira, abaixo, alguns sabores de cada região brasileira e suas peculiaridades:


Região Norte:
É formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A culinária nortista possui grande influência dos povos indígenas, pode ser considerada a mais autêntica e legítima representante do Brasil.
As receitas culinárias dessa região são tradicionais e imutáveis e as mais conhecidas incluem ingredientes próprios do local, tais como: as frutas exóticas (açaí, cupuaçu, bacuri, etc.), a mandioca (tucupi, farinha d’água, etc.), os peixes de água doce (pirarucu, tambaqui, tucunaré, etc.).
Devido a essa enorme variedade de sabores, alguns pratos típicos merecem destaque como, por exemplo: o pato no tucupi, o tacacá, a maniçoba, o vatapá, o pirarucu de casaca, o pudim de cupuaçu, o creme de bacuri, o bolinho de piracuí, o açaí com farinha de tapioca, o bombom de castanha-do-pará, dentre outros.


Região Nordeste:
É constituída pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A culinária nordestina foi influenciada pelos europeus, indígenas e africanos que propiciou uma combinação rústica e refinada ao mesmo tempo.
Percebe-se que há um forte contraste entre a culinária do sertão mais rústica e agreste e a da zona da mata mais adocicada. E nas receitas culinárias dessa região, alguns ingredientes não podem faltar: a carne-de-sol, a pimenta, o azeite-de-dendê e o leite de côco.
Nessa culinária regional, alguns pratos típicos são muito apreciados como, por exemplo: o arroz de cuxá, o acarajé, o baião-de-dois, a carne-de-sol com jerimum e macaxeira, o bobó de camarão, o bolo de rolo, a cocada, a cartola, o pé-de-moleque, dentre outros.


Região Centro-Oeste:
É composta pelos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária do planalto central é fartamente influenciada pelas outras regiões do país, além de sofrer influências de portugueses e indígenas.
Devido à diversidade cultural presente em todos os estados que compõe essa região do país, as receitas culinárias tradicionais são feitas a base de peixes de água doce, pequi, banana-da-terra e guariroba.
No cardápio regional, algumas delícias são mais degustadas como, por exemplo: o arroz de pequi, o peixe na telha, o empadão goiano, a mojica de pintado, a farofa de banana, a galinhada, dentre outros.


Região Sudeste:
É integrada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Devido à constante presença de imigrantes nacionais e internacionais, a culinária do Sudeste recebeu farta influência de outras regiões brasileiras e também do mundo.
Com todas essas influências presentes no cardápio regional, as receitas culinárias dessa região são compostas por diversos ingredientes, tais como: carne de porco, feijão, peixes e frutos do mar.
Nesse caldeirão cultural, alguns pratos típicos agradam a todos os paladares como, por exemplo: a feijoada, o feijão-tropeiro, o leitão à pururuca, a moqueca capixaba, o pão de queijo, o bolo de fubá, o doce de abóbora, dentre outros.


Região Sul:
É formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A culinária sulina é repleta de influências de diversos povos europeus que migraram para o Brasil, principalmente alemães e italianos.
Devido às diversas influências européias, as receitas culinárias dessa região utilizam os mais variados ingredientes, tais como: vinhos, peixes, frutos do mar, carnes defumadas e lingüiças.
Nessa diversidade de sabores, alguns pratos típicos merecem ser degustados como, por exemplo: o churrasco, o arroz de carreteiro, o barreado, a tainha recheada, a torta de maçã (apfelstrudel), dentre outros.


As influências européia, indígena e africana muito contribuíram para a arte da culinária brasileira e para a diversidade cultural do país e resultaram em pratos deliciosos, de norte a sul. E, definitivamente, o paladar do brasileiro não tem preconceitos e temos vários e deliciosos motivos que nos deixam orgulhosos de nossa culinária.

Caso queira por em prática as informações apresentadas neste artigo sobre A Arte da Culinária Brasileira recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:E se quiser conhecer outros sabores de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

1 Comentário:

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+