Strudel de Maçã




Preferida pelos alemães, esta deliciosa receita é perfeita para acompanhar o chá da tarde.




Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de açúcar
30 gr de gordura hidrogenada
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (café) de sal
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio:
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
6 maçãs cortadas em cubos
1/2 xícara (chá) de açúcar misturado com canela em pó
1/2 xícara (chá) de uva passa
casca de 1/2 limão ralada

Modo de Fazer:
  1. Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e a gordura hidrogenada e mexa com as pontas dos dedos até a gordura se misturar uniformemente.
  2. Acrescente a água aos poucos até formar uma massa homogênea e deixe descansar por 1 hora e 30 minutos.
  3. Em seguida, sobre uma folha de papel-manteiga, abra a massa em um retângulo de 40 cm x 60 cm e polvilhe-a com a farinha de rosca.
  4. Distribua as maçãs, o açúcar com a canela, a uva passa e as raspas de limão. Com a ajuda do papel-manteiga, enrole a massa como se fosse um rocambole.
  5. Coloque em uma assadeira untada com a borda voltada para baixo e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até dourar ligeiramente. Retire do forno e arrume em uma travessa, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções.

Você sabia?
Apesar de ser um doce muito apreciado pelos alemães, o Apfelstrudel que significa Folhado de Maçã é originário da Hungria. Segundo relatos, esta sobremesa húngara, chamada de "Retes" é uma adaptação do "baklava" turco, reforçando a idéia de que a receita original sofreu influências das culinárias do Império Bizantino, da Armênia e da Turquia.
Durante o período das grandes navegações, esta sobremesa aportou em Viena, na Áustria, onde se tornou conhecido mundialmente. Na Alemanha, é chamado de Strudel que significa "roda-moinho" devido a seu formato enrolado, lembrando um rocambole.
O segredo para preparar a delicada massa "fillo", que significa folha, está na habilidade do confeiteiro e no rolo de abrir a massa que deve fazer a pressão necessária para obter uma massa elástica e finíssima, o suficiente para permitir a leitura de um jornal através dela, devendo ser recheado com maçãs de boa qualidade e que possuam um sabor ácido.
Hoje, o Strudel pode ser encontrado em diferentes tipos de recheios, variando do salgado ao doce.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e experimente as peculiaridades de cada localidade!!!

E se você gostou desta receita de Strudel de Maçã e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+