Bolinho de Piracuí




A inspiração desta exótica receita é portuguesa, mas o sabor é tipicamente amazônico.




Ingredientes:

1 kg de batatas cozidas e espremidas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
2 dentes de alho picado
1 cebola média picada
1/2 kg de farinha de piracuí
1 maço de cheiro verde picado
1 ovo
sal e pimentinha verde a gosto
óleo para fritar

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela, coloque o azeite, o alho e a cebola e leve ao fogo para refogar por 3 minutos.

  2. Acrescente a farinha de piracuí, a pimentinha verde, o sal e o cheiro verde, mexendo bem.
  3. Junte a batata cozida e o ovo e misture bem. Retire do fogo e aguarde esfriar. Modele pequenas porções da massa, com o auxílio das mãos, no formato de bolinhos. Reserve.
  4. Em uma frigideira, aqueça bem o óleo e frite os bolinhos, aos poucos, até dourar por igual. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Rendimento: 60 unidades.

Você sabia?
A farinha de piracuí é originária da região amazônica e, segundo relatos, era consumida por indígenas de norte a sul do Brasil. É uma espécie de farinha de peixe seco fabricada com a carne de um peixe cascudo de carne amarela, conhecido como Acari, mas pode ser utilizado outro peixe também cascudo, chamado de Tamuatá.
O peixe, ainda fresco, é cozido ou assado e depois é retirada a sua carapaça. Então, a carne é desfiada, descartando os restos de sangue, a gordura e as espinhas. A partir daí, o peixe desfiado é colocado em tachos de barro ou fornos abertos para secar sem queimar, mexendo sempre, até ficar bem seco. Em seguida, o peixe é peneirado, transformando-se em uma farinha de fácil armazenamento que não necessita ser guardada na geladeira e nem ser reidratada antes de fazer qualquer receita.
A farinha de piracuí possui um sabor e odor característico de pescado, sem gosto de gordura ou ranço e pode ser utilizada, além do preparo do bolinho, em farofas, tortas, sopas, pastéis e etc.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e navegue por este rio de delícias!!!

E se você gostou desta receita de Bolinho de Piracuí e quiser experimentar outros sabores de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+