Leitão à Pururuca




Saboreie sem moderação esta deliciosa invenção da culinária mineira.




Ingredientes:

1 leitão de 5 kg
1/2 xícara (chá) de suco de limão
2 cebolas médias picadas
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de óleo quente
óleo para untar

Molho:
2 cebolas médias
1 pimentão verde
1 maço de cheiro-verde
sal e alho a gosto

Modo de Fazer:
  1. Divida o leitão ao meio, sem separar as bandas, cortando somente os ossos. Lave-o em água corrente e perfure a carne. Em seguida, tempere com o suco de limão e deixe descansar por 10 minutos. Lave-o novamente, escorra e reserve. Caso ainda tenha algum pêlo no leitão, elimine-o com o auxílio de uma faca afiada.
  2. Em seguida, prepare o Molho: no liquidificador, coloque a cebola, o pimentão, o cheiro-verde e o alho e bata por 2 minutos ou até obter uma mistura homogênea. Adicione o sal e reserve.
  3. Em uma tigela, misture a cebola picada, o vinho, a pimenta-do-reino e o molho reservado. Coloque o leitão em uma assadeira, com a pele voltada para baixo, despeje por cima a mistura e a água e deixe marinar de um dia para o outro na geladeira, coberto com papel filme.
  4. No dia seguinte, retire da geladeira e limpe todo o tempero da pele do leitão para evitar que queime durante o cozimento deixando carne com sabor amargo.
  5. Coloque o leitão na assadeira, untada com óleo, com a pele voltada para cima. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno moderado, pré-aquecido, por cerca de 1 hora.
  6. Retire o papel-alumínio, unte novamente e leve ao forno por mais 1 hora, sem cobrir, até que a pele fique bastante dourada. Retire do forno e regue, aos poucos, com o óleo quente sobre a pele do leitão para pururucar. Sirva em seguida.
Rendimento: 15 porções.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e experimente as peculiaridades de cada localidade!!!

Se tiver a curiosidade em descobrir os segredos dos chefs para preparar deliciosas receitas com carnes, confira o artigo Macias, Assadas e Crocantes - Carnes e satisfaça sua fome de conhecimento!!!

E se você gostou desta receita de Leitão à Pururuca e quiser experimentar outros sabores maravilhosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+