Pirarucu de Casaca




Uma das preciosidades da culinária amazonense que você come uma vez e não esquece.




Ingredientes:

1 kg de pirarucu seco
1 kg de farinha de mandioca
2 vidros pequenos de leite de côco
6 ovos cozidos cortados em rodelas
200 gramas de azeitonas verdes picadas
700 gramas de ervilhas
2 bananas compridas ou pacovan

Molho:
4 tomates médios, sem sementes, picados
2 cebolas médias picadas
4 colheres (sopa) de cheiro verde picado
sal a gosto
1 colher (chá) de colorau
1 copo de água
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
1/2 xícara (chá) de manteiga

Modo de Fazer:
  1. Em uma tigela grande, coloque o pirarucu em pedaços de molho por cerca de 3 horas na geladeira, troque a água várias vezes para retirar o excesso de sal. Escorra.
  2. Em uma panela, coloque o pirarucu, cubra com água e afervente por 10 minutos. Retire do fogo e escorra.
  3. Em uma frigideira, coloque 3 colheres (sopa) de azeite e frite o pirarucu até ficar macio. Retire do fogo, aguarde esfriar, desfie em lascas e reserve.
  4. Corte as bananas no sentido do comprimento. Em uma frigideira, coloque a manteiga e frite as bananas por 3 minutos ou até dourar. Retire do fogo e reserve.
  5. Em uma tigela, coloque a farinha de mandioca e 3 colheres (sopa) de azeite, misture bem até obter uma farofa, não é necessário levar ao fogo. Reserve.
  6. Em uma panela, coloque o restante do azeite e frite a cebola por 3 minutos ou até dourar levemente. Acrescente os tomates e cozinhe por mais 3 minutos ou até ficarem macios.
  7. Junte as ervilhas, o leite de côco, o colorau e tempere com o sal, cozinhe por 5 minutos ou até o molho engrossar levemente. Adicione o cheiro verde e a metade das azeitonas, misturando bem. Retire do fogo e reserve.
  8. Em um refratário, untado com manteiga, arrume em camadas: a metade da farofa, as lascas do pirarucu, as bananas fritas e o molho de tomates e côco. Repita as camadas até terminar os ingredientes.
  9. Leve para gratinar em forno alto (250ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos. Retire do forno e decore com o restante das azeitonas e os ovos cozidos. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções.

Você sabia?
O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, geralmente encontrado em lagos e rios de águas claras na bacia Amazônica, pode pesar 250 kg e medir até 3 metros de comprimento. É um alimento tradicional na mesa dos ribeirinhos amazônidas e sua carne de sabor inigualável, quando seca e salgada é vendida em forma de mantas. Também, conhecido como "bacalhau da Amazônia", porém não possui espinhas e por isso é muito apreciado no preparo de diversos pratos regionais, como a receita do Pirarucu de Casaca descrita acima. Além de servir como alimento, as escamas desse peixe são usadas como lixa de unha ou na confecção de diversos ornamentos.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e navegue por este rio de delícias!!!

Se você gostou desta receita de Pirarucu de Casaca e quiser testar outras delícias culinárias de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+