Maniçoba


De origem indígena, a maniçoba é, no 2º domingo de outubro, um dos carros-chefe do almoço do Círio de Nazaré. Depois de acompanhar a procissão pelas ruas de Belém-PA, a multidão retorna as suas casas para celebrar este momento de devoção e fé a N. Sra. de Nazaré - a padroeira do povo paraense.









Rendimento: 20 porções.

Ingredientes:

5 kg de folha de mandioca moída (maniva)
1 kg de toucinho branco
1 kg de toucinho defumado
1 kg de lombo de porco salgado
1 kg de orelha de porco salgada
1 kg de pé de porco salgado
1 kg de rabo de porco salgado
1 kg de costela de porco salgada
2 kg de charque ou carne-seca
2 kg de bucho bovino
suco de 1 limão
1 kg de paio
1 kg de chouriço
1 kg de lingüiça portuguesa
3 dentes de alho picados
2 pimentas-de-cheiro picadas

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela grande, coloque a folha de mandioca moída, acrescente bastante água e leve para cozinhar em fogo brando por 72 horas, mexendo de vez em quando para que as folhas não grudem no fundo da panela, adicionando água sempre que necessário para que a massa não fique seca.
  2. Depois de cozinhar a maniva por 72 horas, acrescente os toucinhos branco e defumado inteiros e deixe ferver por mais 24 horas, sempre em fogo brando, mexendo de vez em quando e adicionando água para não ressecar.
  3. À parte, coloque de molho de um dia para o outro na geladeira o lombo de porco, a orelha de porco, o pé de porco, o rabo de porco, a costela de porco e o charque, trocando a água várias vezes para tirar o excesso de sal.
  4. No 5º dia, limpe o bucho bovino e deixe marinar por 15 minutos no suco de limão, corte-o em pedaços e escalde-o bem para tirar todo o cheiro. Corte também as carnes salgadas, lave bem e afervente por uns 10 minutos. Em seguida, acrescente ao cozimento da maniva as carnes salgadas e o bucho bovino e deixe ferver por mais 48 horas.
  5. No 6º dia, corte em rodelas o paio, o chouriço e a lingüiça e acrescente ao cozimento da maniva, continuando o processo de cozimento.
  6. No 7º dia, acrescente o alho e a pimenta de cheiro e deixe ferver por mais 6 horas, mexendo de vez em quando e então a maniçoba estará pronta. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.
Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e navegue por este rio de delícias!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Maniçoba recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:Você também poderá experimentar outros sabores deliciosos navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+