Arroz de Carreteiro
Este prato típico da gastronomia gaúcha é apreciado em todas as regiões do Brasil, sendo também conhecido como Maria-Isabel. Apesar da simplicidade, o seu preparo é um pouco demorado pois a carne utilizada precisa ser dessalgada, mas quando a receita é deliciosa vale a pena a espera para saboreá-la pois seu sabor é inigualável.

Rendimento: 6 porções.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido
300 gr de carne-seca ou charque
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de bacon
1 cebola média cortada em rodelas grandes
3 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de salsinha e cebolinha picadas
2 ovos cozidos picados
azeitonas verdes e rodelas de tomate para decorar
Modo de Fazer:
- Corte a carne-seca ou o charque em pedaços e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, troque a água várias vezes para tirar o excesso de sal.
- Em uma panela de pressão, leve a carne-seca para cozinhar com a água por cerca de 30 minutos ou até que esteja macia. Escorra a água, desfie e reserve.
- Em uma panela, frite o bacon por 2 minutos. Junte a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente o pimentão, a pimenta-do-reino, a salsinha e a cebolinha e mexa bem.
- Junte o arroz cozido, a carne-seca desfiada, os ovos cozidos e misture bem. Coloque em uma travessa e enfeite com as azeitonas e as rodelas de tomate. Sirva em seguida.
Você sabia?
O arroz de carreteiro surgiu, no século 19 nos pampas do Rio Grande do Sul, pelas mãos dos tropeiros que conduziam o gado para o abatedouro e as carnes eram salgadas (charque) e transportadas em navios para a Europa. Nessas idas e vindas por entre matas e pradarias, os peões precisavam de um alimento não perecível, prático, nutritivo e fácil de preparar e criaram esta mistura de carne picada com arroz que era cozida em panela de ferro.
Com o decorrer dos anos, o arroz de carreteiro se tornou popular e foi se expandindo pelo país através de inúmeras churrascarias que serviam esta iguaria como acompanhamento do churrasco.

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Arroz de Carreteiro recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo: Você também poderá testar outros sabores maravilhosos navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!
Imprimir esta página
Postar um comentário