Arroz de Carreteiro


Este prato típico da gastronomia gaúcha é apreciado em todas as regiões do Brasil, sendo também conhecido como Maria-Isabel. Apesar da simplicidade, o seu preparo é um pouco demorado pois a carne utilizada precisa ser dessalgada, mas quando a receita é deliciosa vale a pena a espera para saboreá-la pois seu sabor é inigualável.









Rendimento: 6 porções.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz cozido
300 gr de carne-seca ou charque
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de bacon
1 cebola média cortada em rodelas grandes
3 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de salsinha e cebolinha picadas
2 ovos cozidos picados
azeitonas verdes e rodelas de tomate para decorar

Modo de Fazer:
  1. Corte a carne-seca ou o charque em pedaços e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, troque a água várias vezes para tirar o excesso de sal.
  2. Em uma panela de pressão, leve a carne-seca para cozinhar com a água por cerca de 30 minutos ou até que esteja macia. Escorra a água, desfie e reserve.
  3. Em uma panela, frite o bacon por 2 minutos. Junte a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente o pimentão, a pimenta-do-reino, a salsinha e a cebolinha e mexa bem.
  4. Junte o arroz cozido, a carne-seca desfiada, os ovos cozidos e misture bem. Coloque em uma travessa e enfeite com as azeitonas e as rodelas de tomate. Sirva em seguida.

Você sabia?
O arroz de carreteiro surgiu, no século 19 nos pampas do Rio Grande do Sul, pelas mãos dos tropeiros que conduziam o gado para o abatedouro e as carnes eram salgadas (charque) e transportadas em navios para a Europa. Nessas idas e vindas por entre matas e pradarias, os peões precisavam de um alimento não perecível, prático, nutritivo e fácil de preparar e criaram esta mistura de carne picada com arroz que era cozida em panela de ferro.
Com o decorrer dos anos, o arroz de carreteiro se tornou popular e foi se expandindo pelo país através de inúmeras churrascarias que serviam esta iguaria como acompanhamento do churrasco.


Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e experimente as peculiaridades de cada localidade!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Arroz de Carreteiro recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo: Você também poderá testar outros sabores maravilhosos navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+