Pato no Tucupi




Sem esta receita o almoço do Círio de Nazaré, no 2º domingo de outubro, não está completo.




Ingredientes:

1 pato grande inteiro (5 a 6 kg)
suco de 2 limões
4 dentes de alho amassados
1 e 1/2 xícara de vinho branco seco
1 pimenta de cheiro
sal e pimenta-do-reino a gosto
4 litros de tucupi
6 maços de folhas de jambu limpas e aferventadas

Modo de Fazer:
  1. Lave bem o pato em água corrente. Coloque em uma vasilha e tempere com o limão, o alho, o vinho, a pimenta de cheiro, o sal e a pimenta-do-reino e deixe marinar nesta mistura por cerca de 1 hora na geladeira.
  2. Em uma assadeira untada com margarina, coloque o pato e leve para assar em forno quente (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que fique bem assado e dourado. Retire do forno, aguarde esfriar, corte o pato em pedaços e reserve.
  3. Em uma panela, coloque o tucupi, os pedaços do pato e as folhas de jambu. Deixe ferver por cerca de 30 minutos ou até que a carne esteja macia. Sirva quente acompanhado de arroz branco e farinha de mandioca.
Rendimento: 10 porções.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e navegue por este rio de delícias!!!

E se você gostou desta receita de Pato no Tucupi e quiser experimentar outros sabores maravilhosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+