Vatapá





No almoço do Círio de Nazaré, no 2º domingo de outubro, não pode faltar esta deliciosa receita.






Ingredientes:

1 kg de camarão seco
500 gr de castanha-do-Pará
1/2 xícara (chá) de azeite-de-dendê
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 litro de água
1 xícara (chá) de leite de côco
4 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 pimentas-de-cheiro picadinhas
1 cebola média picada
sal, coentro, alfavaca e chicória a gosto

Modo de Fazer:
  1. Limpe os camarões, tirando as cascas e as cabeças. Lave-os em água corrente e deixe de molho na geladeira por 24 horas para retirar o excesso de sal. No dia seguinte, escorra os camarões e reserve.
  2. Em uma panela grande, refogue no azeite a cebola, o alho, o coentro, a alfavaca, a chicória e as pimentas-de-cheiro. Quando a cebola murchar, junte os camarões e mexa bem.
  3. À parte, bata no liquidificador as castanhas-do-Pará com a água. Junte a farinha de trigo e o leite de côco e bata mais um pouco, até ficar uma mistura homogênea.
  4. Despeje essa mistura sobre os camarões refogados e, sem parar de mexer, aguarde engrossar. Acrescente o sal e, no final do cozimento, junte o azeite-de-dendê e mexa bem, cozinhando mais um pouco. Sirva quente acompanhado de arroz branco.
Rendimento: 6 porções.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e navegue por este rio de delícias!!!

Se tiver a curiosidade em descobrir os nutrientes contidos nos condimentos utilizados nesta receita, leia o artigo Ervas Aromáticas, Especiarias e Temperos: aromas e sabores e satisfaça sua fome de conhecimento!!!

E se você gostou desta receita de Vatapá e quiser experimentar outros sabores maravilhosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+