Dicas sobre Manipulação e Conservação de Alimentos




A higiene é o hábito mais importante a ser adotado na manipulação e conservação do alimentos.




A alimentação é um item primordial para a sobrevivência dos seres humanos e para garantir uma boa saúde torna-se necessário priorizar o cuidado com a manipulação e a conservação dos alimentos evitando possíveis contaminações que causam as toxinfecções alimentares. Essas doenças alimentares se originam em superfícies, utensílios de cozinha e mãos contaminadas e, também, na contaminação cruzada que resulta, principalmente, no contato entre alimentos crus com alimentos cozidos e prontos para consumo.
Devido a isso, as pessoas que manipulam os alimentos devem dar vital importância à higiene visando proteger a sua saúde e a de quem irá ingerir esses alimentos. Portanto, ter hábitos saudáveis de higiene representa uma maneira de evitar a contaminação dos alimentos por fatores: biológico (bactérias, fungos, etc.), químico (detergentes, metais pesados, etc.) e físico (cabelo, insetos, etc.). Assim sendo, procure adotar alguns procedimentos simples e eficazes, conforme listado abaixo:
  • No processo de preparo dos alimentos, inicie lavando bem as mãos com água e sabão. E, caso seja necessário interromper alguma etapa, ao reiniciar lave-as novamente.
  • Redobre os cuidados se for preparar alimentos crus como peixes, carnes e frango para evitar a contaminação cruzada, por exemplo: utilizar a mesma faca para cortar peixe cru e, sem lavar, trinchar um frango assado.
  • Lave em bastante água corrente os legumes, as verduras e as frutas que serão consumidos crus. Em seguida, prepare uma mistura contendo 1 litro de água e 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio e deixe-os de molho por 15 a 20 minutos e depois enxágüe novamente em água corrente.
  • Guarde os alimentos em vasilhames com tampa para evitar que sejam contaminados por insetos, roedores, fungos, dentre outros.
  • Troque os panos de prato constantemente, as superfícies (pia, mesa, etc.) e os utensílios de cozinha (tábuas de corte, panelas, etc.) devem ser mantidos limpos.
  • Conserve os alimentos em temperaturas inferiores a 10ºC (geladeira/freezer) ou superiores a 65ºC (cozimento) para evitar a proliferação de microorganismos.
  • Mantenha os alimentos perecíveis (peixes, queijos, iogurtes, etc.) em constante refrigeração, evitando que permaneçam por mais de 30 minutos em temperatura ambiente.
  • Armazene os alimentos no refrigerador ou geladeira, da seguinte maneira: os perecíveis (carnes, peixes, etc.) no compartimento extra-frio; os pré-cozidos, frios, massas frescas e os prontos para consumo nas prateleiras superiores; leite, iogurte, sucos, queijos, manteiga e ovos nas prateleiras intermediárias, não guardar na porta; as frutas, verduras e legumes devem ser embalados para evitar ressecamento e colocados nas gavetas inferiores; geléias, molhos e alimentos de consumo rápido nas prateleiras superiores da porta; e refrigerantes e água nas prateleiras inferiores da porta.
Finalizando, a manipulação e conservação dos alimentos são assuntos que não se esgotam e para entender um pouco mais sobre manipulação e conservação de alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA elaborou uma cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação que orienta de forma simples e didática as medidas que devem ser adotadas para evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Se você gostou deste artigo sobre Dicas sobre Manipulação e Conservação de Alimentos e quiser conhecer outras dicas e sabores de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

2 Comentários:

Principe Encantado disse...

Realmente são informações uteis e que se tornam saudáveis, muito bom seu post.
Abraços forte

Recanto da Rose disse...

Olá, Principe!!!
Acredito que são dicas simples e que podem ser adotadas por todos.
Abraços,
Rose

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+