Caldo de Mocotó





Se quiser espantar aquele friozinho que insiste em te deixar tremendo recorra a esta receita.






Ingredientes:

1 kg de mocotó cortado em pedaços
sal, pimenta-do-reino e cheiro verde picado a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre
2 cebolas grandes picadas
1 cenoura grande cortada em cubos
1 talo de salsâo
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 tomates médios sem sementes cortados em cubos
farinha de mandioca para acompanhar

Modo de Fazer:
  1. Lave o mocotó em bastante água corrente, esfregando com uma escova. Coloque em uma tigela e acrescente o sal e o vinagre, cubra com água e deixe descansar por 1 hora. Escorra.
  2. Em uma panela de pressão, disponha o mocotó, cubra novamente com água e cozinhe por cerca de 5 minutos, contados após o início da pressão. Retire do fogo, aguarde a pressão sair, abra a panela e escorra.
  3. Retorne o mocotó à panela e cubra com água, distribua a metade da cebola, a cenoura, o salsâo, o louro e o sal e cozinhe por 40 minutos, contados após o início da pressão. Retire do fogo, aguarde a pressão sair, abra a panela e coe, reservando o caldo na geladeira em um pote tampado.
  4. À parte, retire toda a carne do mocotó e pique, desprezando os ossos. Guarde a carne em um pote tampado na geladeira por 12 horas e após este tempo retire toda a gordura da carne.
  5. Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue o restante da cebola e o alho por cerca de 3 minutos ou até dourar. Acrescente o extrato de tomate e frite por mais 2 minutos.
  6. Despeje o caldo coado, a carne, o tomate, o sal e a pimenta-do-reino e cozinhe por cerca de 20 minutos, se necessário, acrescente mais água. Retire do fogo e sirva quente polvilhado com cheiro verde e farinha de mandioca.
Rendimento: 12 porções.

Se você gostou desta receita de Caldo de Mocotó e quiser degustar outros sabores deliciosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+