Paella Valenciana


Este prato típico da gastronomia espanhola é um manjar dos deuses porém requer um pouco de trabalho e paciência em sua execução. No entanto, os apreciadores de frutos do mar vão adorar experimentar este sabor exótico e sem igual.












Rendimento: 6 porções.

Ingredientes:

300 g de mexilhão limpo e na concha
300 g de polvo limpo em pedaços
300 g de lula limpa em anéis
300 g de camarões médios limpos
300 g de camarões grandes limpos
4 xícaras (chá) de água fervente
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
1 cebola média picada
3 dentes de alho amassados
1 pimentão vermelho picado
1 xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas
3 xícaras (chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 colher (sopa) de açafrão em pó
1 colher (sopa) rasa de sal

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela, cozinhe o mexilhão na água fervente por 10 minutos ou até as conchas se abrirem, descartando as que permanecerem fechadas. Escorra e reserve o caldo.
  2. Em uma paellera ou frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Acrescente o pimentão, a ervilha, o polvo e o arroz e frite por 2 minutos.
  3. Junte o caldo de mexilhão reservado, o açafrão e o sal e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água.
  4. Adicione a lula e os camarões médios e cozinhe por 5 minutos. Coloque os camarões grandes e o mexilhão reservado, tampe e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida.
Você sabia?
A tradicional Paella Valenciana teve sua origem, entre os séculos XV e XVI, na região de Valência situada na costa leste da Espanha. Os camponeses saiam para o trabalho no campo levando um pouco de arroz, azeite de oliva e sal e na hora do preparo acrescentavam as carnes de caça (lebre, pato, galinha) e os legumes da estação que eram cozidos em um tacho baixo de ferro, a paella, que ia diretamente ao fogo de chão.
Com o passar do tempo, o prato foi se tornando popular e chegou ao litoral onde foram acrescidos os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo. Na Espanha, a paella é preparada tradicionalmente pelo homem e raramente por uma mulher, eles afirmam que é uma forma de testar seus dotes culinários e causar uma boa impressão perante as mulheres.


Caso haja interesse em marcar com um sabor especial a sua Semana Santa, confira o artigo Almoço de Páscoa: você vai servir o quê? e celebre a paz e a união neste momento de fé!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Paella Valenciana recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo: Você também poderá testar outras delícias culinárias de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

1 Comentário:

Anônimo disse...

Rose,isso é uma verdadeira tortura para os amantes da gastronomia.
Bjos

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+