Papo-de-Anjo





Nada como um tradicional doce conventual português para adoçar um dia maravilhoso.






Ingredientes:

24 gemas
1 colher (chá) de fermento em pó
manteiga para untar

Calda:
1 kg de açúcar cristal
1 litro de água
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela, coloque o açúcar, a água e a essência de baunilha e leve ao fogo, mexendo sempre até dissolver. Deixe ferver por cerca de 20 minutos ou até formar uma calda rala. Reserve.
  2. Na batedeira, coloque as gemas com o fermento em pó e bata por cerca de 30 minutos ou até ficarem fofas e esbranquiçadas. Reserve.
  3. Unte forminhas de empada com a manteiga e encha até a borda com a massa reservada. Arrume-as em um tabuleiro retangular e leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até os papos-de-anjo dobrarem de volume e ficarem ligeiramente dourados.
  4. Desenforme um por um, faça furos com um palito e coloque-os na calda. Quando esfriar, disponha-os em uma compoteira e deixe na geladeira até a hora de servir.
Rendimento: 40 unidades.

Você sabia?
O Papo-de-Anjo é um doce típico português a base de gema de ovos, criado por cozinheiras dos conventos portugueses. Segundo relatos, entre os séculos 18 e 19, Portugal era o principal produtor de ovos da Europa e as claras eram utilizadas como purificador na fabricação de vinho branco e para engomar os ternos dos nobres espalhados pelo mundo.
Então, o que fazer com as toneladas de gemas que sobravam? No início eram jogadas fora ou dadas como alimento aos animais domésticos, mas com o passar do tempo foram sendo empregadas na fabricação dos famosos doces conventuais que eram comercializados e, com isso, garantiam uma renda extra aos conventos espalhados pelos vilarejos de Portugal.

Se você gostou desta receita de Papo-de-Anjo e quiser testar outras delícias culinárias de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+