Os Segredos do Chocolate


O povo asteca sabia das coisas é não é a toa que o batizou de "alimento dos deuses". O chocolate é apreciado em todo mundo e permite uma infinidade de combinações. E os segredos que o acompanham não são guardados a sete chaves, mas exigem conhecimento e cuidado no manuseio.










A amêndoa fermentada e torrada do cacau é que dá origem ao chocolate. E seu nome surgiu da junção que os espanhóis fizeram entre os termos de origem maia e asteca "chocol" + "atl" que significa água quente. Segundo registros antigos, o chocolate surgiu por volta de 1.500 a.C. e o povo Olmeca, proveniente das terras baixas do Golfo do México, foi o primeiro a desfrutar dos benefícios do fruto do cacaueiro.
Depois outros povos como os Maias, Toltecas e Aztecas também o incoporaram a sua cultura e passaram a utilizá-lo em rituais religiosos considerando a bebida que ingeriam como um "alimento dos deuses" e houve momentos que suas sementes ficaram tão valorizadas que serviram como moeda de troca para esses povos.
Em 1528, o conquistador espanhol Hernando Cortez introduziu o cacau na Europa porém a bebida de gosto amargo não agradou muito ao exigente paladar dos europeus. No entanto, os espanhóis perceberam que, ao agregar açúcar e outras especiarias ao chocolate, a bebida ficava menos amarga o que acabou conquistando não só a preferência do povo espanhol, como também do mundo inteiro.
Com o desenvolvimento dos processos industriais e de técnicas culinárias, ao longo do tempo, o chocolate foi adquirindo novos formatos, texturas e sabores (ao leite, branco, diet) e o que antes era apenas líquido (achocolatado ou chocolate quente) passou também a sólido (chocolate em pó, em barra, ovos e bombons); além de ser utilizado como ingrediente em outros alimentos como bolos, tortas, mousses, sorvetes, dentres outros.
Devido a essa versatilidade, o chocolate em formato de ovos e bombons está associado a diversas festividades populares como a Páscoa, Dia dos Namorados, Dia da Bruxas, Dia das Mães, Natal, dentre outros. No entanto, para preparar estas deliciosas surpresas torna-se necessário conhecer alguns segredos que apresentamos abaixo:


Garantia de Qualidade do Chocolate:
O principal cuidado é não deixar que o vapor ou as gotículas de água entrem em contato com o chocolate, para evitar que ele fique manchado, mofado e deteriorado após a moldagem.

Derretimento no Microondas:
Nunca use o microondas na potência alta para derreter o chocolate, ele queima e fica intragável. Se utilizá-lo neste processo, leve ao forno na potência média e retire o chocolate antes das barras de chocolate dissolverem completamente, termine de derreter mexendo com uma espátula ou colher de pau.

Temperagem do Chocolate:
Quando o chocolate é derretido a manteiga de cacau contida nele se separa, sendo necessário temperá-lo para que ele fique novamente homogêneo. Para obter este resultado, o chocolate deve ser aquecido a uma temperatura máxima de 42ºC e depois resfriado lentamente até atingir a temperatura ideal de 28ºC. Este processo irá garantir ao chocolate a sua rápida solidificação, o brilho de sua superfície e aquela textura que vai derretendo na boca.

Tempo de Secagem:
Antes de embalar os produtos, o chocolate deve secar de 6 a 8 horas sobre papel-manteiga em local fresco, livre de luz, calor, umidade e odores.

Limpeza das Formas:
Faça a limpeza das formas com papel toalha seco a cada três modelagens. E depois de utilizá-las por cerca de 10 modelagens, lave-as com água morna e detergente neutro deixando-as secar naturalmente, depois passe um papel toalha embedido em álcool na parte côncava do molde e em seguida um papel toalha seco para retirar qualquer vestígio de umidade.

Prazos de Validade:
** Ovos de Páscoa simples e bombons sem recheio: 30 dias embrulhados em papel chumbo.
** Ovos recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo.
** Ovos decorados ou com aplicações: 15 dias embrulhados em papel celofane.
** Bombons recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo.
** Frutas frescas banhadas em chocolate: 1 dia.


Caso queira por em prática as informações apresentadas neste artigo sobre Os Segredos do Chocolate recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:E se quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, navegue pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+