Bacalhau à Zé do Pipo




E pensar que uma idéia simples resultou na suavidade deliciosa desta receita típica portuguesa.




Ingredientes:

2 kg de bacalhau
4 xícaras (chá) de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de salsa picada
400 gr de maionese
1 kg de batatas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
azeitonas pretas para decorar

Modo de Fazer:
  1. Lave o bacalhau em água corrente, coloque em uma vasilha, cubra com água fria e tampe com filme plástico. Deixe de molho na geladeira de um dia para o outro, trocando a água várias vezes para eliminar o sal.
  2. Escorra o bacalhau demolhado em água corrente, coloque em uma panela e acrescente o leite, levando ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e deixe de molho no leite por cerca de 30 minutos.
  3. Escorra o bacalhau e reserve o leite. Limpe bem, retirando as espinhas e separe em lascas grandes. Coloque em um refratário grande, polvilhe com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.
  4. Em uma frigideira grande, coloque o azeite e aqueça em fogo médio. Junte a cebola, o alho e o louro e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola começar a ficar macia.
  5. Regue com 1/3 xícara (chá) do leite reservado e cozinhe até a cebola ficar bem macia, sem deixar dourar. Retire do fogo, polvilhe com a salsa e misture. Despeje a mistura de cebolas sobre o bacalhau.
  6. Cubra toda a superfície com a maionese, espalhando com uma espátula para formar uma camada bem uniforme e reserve.
  7. Em uma panela, coloque as batatas e cubra com água, cozinhe em fogo alto até ficarem macias. Retire do fogo, escorra, descasque e passe no espremedor.
  8. Tempere o purê de batatas com sal a gosto, junte a manteiga e bata com uma colher de pau até misturar bem.
  9. Coloque esta mistura por cima da camada de maionese, contornando o refratário, e leve para gratinar em forno alto (220ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire do forno, decore com as azeitonas pretas e sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções.

Caso queira saber um pouco mais sobre os condimentos utilizados nesta receita, confira o artigo Ervas Aromáticas, Especiarias e Temperos: aromas e sabores e se delicie com os prazeres da boa mesa!!!

E se você gostou desta receita de Bacalhau à Zé do Pipo e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+