Bacalhau à Zé do Pipo
E pensar que uma idéia simples resultou na suavidade deliciosa desta receita típica portuguesa.
Ingredientes:
2 kg de bacalhau
4 xícaras (chá) de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de salsa picada
400 gr de maionese
1 kg de batatas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
azeitonas pretas para decorar
Modo de Fazer:
- Lave o bacalhau em água corrente, coloque em uma vasilha, cubra com água fria e tampe com filme plástico. Deixe de molho na geladeira de um dia para o outro, trocando a água várias vezes para eliminar o sal.
- Escorra o bacalhau demolhado em água corrente, coloque em uma panela e acrescente o leite, levando ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e deixe de molho no leite por cerca de 30 minutos.
- Escorra o bacalhau e reserve o leite. Limpe bem, retirando as espinhas e separe em lascas grandes. Coloque em um refratário grande, polvilhe com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.
- Em uma frigideira grande, coloque o azeite e aqueça em fogo médio. Junte a cebola, o alho e o louro e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola começar a ficar macia.
- Regue com 1/3 xícara (chá) do leite reservado e cozinhe até a cebola ficar bem macia, sem deixar dourar. Retire do fogo, polvilhe com a salsa e misture. Despeje a mistura de cebolas sobre o bacalhau.
- Cubra toda a superfície com a maionese, espalhando com uma espátula para formar uma camada bem uniforme e reserve.
- Em uma panela, coloque as batatas e cubra com água, cozinhe em fogo alto até ficarem macias. Retire do fogo, escorra, descasque e passe no espremedor.
- Tempere o purê de batatas com sal a gosto, junte a manteiga e bata com uma colher de pau até misturar bem.
- Coloque esta mistura por cima da camada de maionese, contornando o refratário, e leve para gratinar em forno alto (220ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire do forno, decore com as azeitonas pretas e sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções.
Caso queira saber um pouco mais sobre os condimentos utilizados nesta receita, confira o artigo Ervas Aromáticas, Especiarias e Temperos: aromas e sabores e se delicie com os prazeres da boa mesa!!!
E se você gostou desta receita de Bacalhau à Zé do Pipo e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!
Imprimir esta página
Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.
Postar um comentário