Quindim


Três povos se misturam para contar a história deste doce: sua origem é portuguesa, mas o nome é africano e foi adaptado pelos brasileiros. Criado nas cozinhas dos conventos portugueses e chamado de brisa-do-lis, o termo remete a uma forma carinhosa (dengo, encanto) usada no dialeto africano banto e ao aportar em terras brasileiras as cozinheiras africanas substituiram as amêndoas do doce original por côco ralado. E assim nasceu um delicioso doce tipicamente brasileiro.









Rendimento: 20 unidades.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de água
3/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de manteiga
12 gemas
2 xícaras (chá) de côco ralado

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre até dissolver, deixando ferver até obter uma calda grossa. Junte a manteiga e misture bem. Retire do fogo e aguarde esfriar. Reserve.
  2. Em seguida, fure as gemas com o auxílio de um garfo e peneire, uma a uma, para retirar a película.
  3. Na batedeira, bata as gemas peneiradas por 1 minuto, despeje sobre a calda e mexa bem. Acrescente o côco ralado e misture delicadamente.
  4. Distribua a massa em forminhas, untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar. Leve para assar, em banho-maria, em forno moderado e pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito este saia seco.
  5. Retire do forno, aguarde amornar, desenforme e arrume os docinhos em forminhas de papel. Sirva em seguida.
Caso queira inovar e dar um toque especial a esta receita de Quindim recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:E se quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, navegue pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+