Pão de Rosas
As rosas sempre nos encantam e nos emocionam e são prova de carinho e amor. Então porque não trazer sua doce presença para o nosso café da manhã ou lanche da tarde, acredito que você não resistirá quando provar a primeira fatia e irá querer outras mais desta delícia de receita.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de fermento biológico em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
3 gemas
500 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
Recheio:
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Cobertura:
2 colheres (sopa) de margarina derretida
açúcar de confeiteiro a gosto
Modo de Fazer:
- Em uma vasilha grande, dissolva o fermento biológico no leite morno adoçado com 1 colher (sopa) de açúcar e misture com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, deixe descansar por 10 minutos.
- Acrescente o restante do açúcar, o óleo, as gemas e o sal, misture bem. Junte, aos poucos,o restante da farinha de trigo e vá misturando até obter uma massa possível de ser sovada com as mãos. A massa fica um pouco mole e grudenta, porém firme.
- Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse por 5 minutos, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro com as mãos fechadas. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo até a massa começar a soltar das mãos e ficar lisa e macia.
- Coloque a massa em uma vasilha grande, cubra com papel-filme e deixe descansar por 15 minutos ou até dobrar de volume.
- Despeje a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e, com o auxílio de um rolo, abra-a por igual em todos os lados, deixando-a mais arredondada e com a espessura de metade de um dedo polegar.
- Espalhe o recheio e enrole como se fosse um rocambole. Corte em pedaços de 3 cm de espessura e arrume-os em pé em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, deixando descansar novamente por 1 hora e 30 minutos ou até dobrar de volume.
- Pincele por cima a margarina derretida e salpique o açúcar de confeiteiro. Leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme ainda quente e sirva em seguida.
Em uma panela, leve ao fogo o açúcar, a margarina e o queijo parmesão e deixe cozinhar por 10 minutos ou até formar um creme homogêneo e reserve.
Rendimento: 10 porções.
Se você gostou desta receita de Pão de Rosas e quiser experimentar outros sabores deliciosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!
Imprimir esta página
17 Comentários:
Esse pão é mesmo M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!
Não sou de Belém, mora aqui há dois anos e já estou indo embora e não posso sair daqui sem a receita dessa delícia. É impossível comer apenas um pedaço! Muito gosotoso. Vou tentar fazer com essa receita e depois digo se ficou igual aos que já comi.
Olá, Cacá!!!
Realmente o pão de rosas é uma delícia, ainda mais quando é recheado com doce de cupuaçu.
Fico aguardando o resultado da sua experiência com a receita.
Bom retorno a sua cidade e volte sempre ao blog para conhecer outras receitas.
Abraços,
Rose
Para que separar a massa em duas metades iguais? Nunca fiz o pão, então não ficou claro para mim em que momento a outra parte da massa é usada... alguém pode me ajudar?
Olá, Rafa!!!
Realmente a receita estava meio confusa, mas agora pode fazer sem susto.
Grata pela visita e pelo comentário.
Abraços,
Rose
eu não entendi aonde coloco este recheio,me diga por favo
Olá, Janete!!!
Depois que abrir a massa, você espalha o recheio por cima da massa e enrola a massa como um rocambole. Ok?
Qualquer dúvida pode escrever que respondo.
Obrigada pela visita.
Abraços,
Rose
olá minha conterrânea e xará eu procurei tanto por essa receita que vc nem imagina vou experimentar fazer novamente porque achei outra receita na net tentei fazer e foi um desastre espero que a sua de certo obrigada adorei,volto pra te dizer como foi minha segunda tentativa de saborear esse maravilhoso pão.bjs
Olá, Rô!!!
Fico no aguardo de sua visita para saber se deu tudo certo ao experimentares a receita.
Abraços,
Rose
Ola Rose,
Fiz uma vez e não deu certo de jeito algum. A massa não cresceu quando deixei ela em descanço... mas do mesmo jeito coloquei-a no forno e o pão saiu duro (um desastre). Poderias me ajudar? Acho que foi talvez porque não sovei bem... quanto tempo levas pra sovar a massa e como reservas para crescer?
Olá, Caroline!!!
É uma pena que não tenha dado certo a tua tentativa de fazer a receita. Refiz o passo-a-passo com maiores detalhes para facilitar na hora da execução.
Espero que na próxima vez consigas fazê-la sem problemas, pois ficarei no aguardo de teu relato.
Um grande abraço,
Rose
Olaaaaaaaaaaaaaaa!
Esse ola é resultado de um Pão de rosas lindo!!!!
Muito obrigada Rose pelas dicas. Aqui vai uma foto :D
http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/s720x720/421768_3475595889704_1265420677_3459522_1362156726_n.jpg
Olá, Caroline!!!
Que ótimo que você conseguiu preparar a receita, pena que não está acessível o link para ver a foto... se puder me envie de novo.
Te desejo sucesso em suas novas experiências culinarísticas.
Abraços,
Rose
Bem, é só copiar o link que mandei, na barra de links ;)
Se ainda não der certo me avise :)
Oi, Caroline!!!
Consegui ver a foto e ficou ótimo mesmo, digno de culinarista profissional ;-)
E acho que depois desta receita vão começar a surgir encomendas para você.
Bjs,
Rose
Essa foi otima xD!
Fiz a receita. Porém não deu muito certo. Ficou um pão esponjoso, com um forte cheiro de fermento.fica com um aspecto bonito, porém perde na textura e no sabor.
achei que fosse ficar como aquele de uma doceria muito famosa em Belém, mas não foi o que aconteceu.
Postar um comentário