Pudim de Macaxeira


Se você tem verdadeira paixão por Festas Juninas com as fogueiras, as danças, as bandeirinhas e as comidas típicas que se espalham pelo Brasil no mês de junho, não pode deixar de experimentar esta deliciosa receita simples e prática de fazer e que vai deixar todo mundo com água na boca.


Rendimento: 12 porções.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de açúcar
5 macaxeiras ou aipim ou mandioca descascadas
1 e 1/2 litro de água
200 ml de leite de côco
4 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 kg de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído (opcional)
1 pitada de sal
Erva-doce a gosto

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela, leve ao fogo o açúcar e deixe derreter até formar uma calda não muito grossa. Retire do fogo e espalhe em uma forma para pudim. Reserve.
  2. Corte a macaxeira ou o aipim ou a mandioca em cubos pequenos. Reserve.
  3. Em uma panela, coloque a macaxeira reservada e a água e leve ao fogo brando para cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que fique macia. Escorra.
  4. Despeje em uma vasilha e amasse a macaxeira com o auxílio de um garfo, misturando com o leite de côco.
  5. Passe a mistura por uma peneira fina e acrescente os ovos, a manteiga e o açúcar e mexa bem até obter uma massa homogênea. E, por último, adicione o amendoim, o sal e a erva-doce e misture bem.
  6. Transfira a massa para a forma de pudim caramelizada e leve para assar em forno moderado (200ºC), pré-aquecido, em banho-maria, por cerca de 1 hora ou até que enfiando um palito este saia limpo. Retire do forno, aguarde esfriar, desenforme e leve a geladeira por 3 horas. Sirva em seguida.
Caso haja interesse em conhecer as curiosidades e os pratos típicos das festas juninas, confira o artigo Os sabores das Festas Juninas e depois pode ir arrastar o pé pelo salão!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Pudim de Macaxeira recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:Você também poderá saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+