Cassoulet



Se quiser dar um passeio pela gastronomia francesa, experimente esta receita tradicional da terra do rei Luís XIV.




Ingredientes:

500 g de feijão branco
5 xícaras (chá) de água
1 frango cortado em pedaços
100 g de bacon picado
250 g de lingüiça portuguesa cortada em fatias grossas
250 g de lombo de porco assado ou defumado cortado em cubos
250 g de salsicha cortada em fatias grossas
2 cebolas médias picadas
1 cenoura média ralada
130 g de extrato de tomate
3 dentes de alho picados
3 folhas de louro
1 tablete de caldo de carne (Maggi ou similar)
1/2 litro de água fervente
1 tomate grande picado
1 batata pequena picada
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de cheiro verde picado
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer:
  1. Escolha o feijão, lave e deixe de molho por 24 horas. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela, coloque o frango, 1 cebola média picada, 1 dente de alho picado, 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado, o tomate picado, 1 folha de louro, o sal e a pimenta-do-reino e leve para refogar, em fogo médio, por 3 minutos. Acrescente o caldo de carne dissolvido na água fervente, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo, aguarde amornar, retire a pele e os ossos do frango, desfiando a carne. Reserve 1 xícara (chá) do molho que se formou no fundo da panela.
  3. Em uma caçarola, coloque o feijão reservado e a água e leve para cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos ou até amaciar, sem deixar ele amolecer demais. Junte a cenoura, a batata, o alho restante, as folhas de louro restantes e o sal e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire do fogo e reserve.
  4. Em outra panela, coloque o bacon e leve para fritar, em fogo baixo, por 4 minutos ou até derreter e ficar levemente dourado. Com o auxílio de uma escumadeira, retire o bacon para uma vasilha e reserve.
  5. Na gordura que sobrou do bacon, coloque a cebola restante e deixe dourar por 3 minutos. Junte o extrato de tomate, o cheiro verde restante, a lingüiça portuguesa e a água, deixando ferver por 15 minutos. Retire do fogo e despeje sobre o feijão reservado, misturando bem.
  6. Na panela do feijão, acrescente a salsicha, o lombo, o frango desfiado, o molho do frango e o bacon frito e leve ao fogo novamente, deixando ferver por mais 10 minutos. Retire do fogo, transfira para um refratário e sirva em seguida acompanhado de arroz branco.
Rendimento: 8 porções.

Você sabia?
O Cassoulet teve sua origem no século XIV no sul da França na região de Languedoc, provavelmente durante a Guerra dos Cem Anos, e até os dias atuais três cidades disputam o título de melhor prato típico: Carcassone, Castelnaudary e Toulouse.
E seu nome provém do cozimento ser realizado em uma cassole ou caçarola de barro. É composto basicamente por feijão branco e diversas carnes nobres: ganso, pato, porco, cordeiro ou perdiz.
De acordo com a carne escolhida é que surgem as diferenças: em Castelnaudary são utilizadas várias partes do porco (lombo, pernil), diferentes tipos de lingüiça, toucinho fresco, peito e coxas de ganso; em Carcassone é usado o pernil de cordeiro e a perdiz; e em Toulouse são acrescidos diversos tipos de lingüiça e pedaços de pato.
No início, a receita era servida apenas para trabalhadores rurais e com o passar do tempo foi sofrendo transformações podendo ser preparada de diversas maneiras e para atender aos mais variados públicos.

Se você gostou desta receita de Cassoulet e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+