Pamonha Doce


Nas festas juninas ou em eventos realizados pelo interior do Brasil é presença marcante este delicioso creme de milho de sabor inigualável, seja doce ou salgada. A preferida dos brasileiros é a doce que deve ser saboreada de joelhos de tão gostosa e acompanhada de um cafezinho bem quentinho ninguém resiste.









Rendimento: 15 unidades.

Ingredientes:

12 espigas de milho verde
2 xícaras (chá) de leite de côco
3 xícaras (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina derretida
100 g de côco ralado
1/2 colheres (chá) de sal
palhas de milho verde para embalar
tiras finas de palha de milho verde para amarrar

Modo de Fazer:
  1. Separe as palhas das espigas de milho verde, lave e coloque em uma panela. Acrescente água até cobrir e leve ao fogo, assim que levantar fervura, deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo, escorra e reserve.
  2. Retire os grãos de milho verde das espigas com o auxílio de uma faca ou rale as espigas rente ao sabugo. Coloque o milho verde no liquidificador e bata com 1 xícara (chá) de leite de côco por 5 minutos. Junte o restante do leite, o açúcar, a margarina, o côco ralado e o sal e bata novamente até obter um creme homogêneo. Reserve.
  3. Pegue duas palhas de milho reservadas e com a parte mais larga apóie três dedos na parte de dentro e enrole, fazendo uma bolsinha, usando os três dedos para prender a parte que transpassa. Com a outra mão, dobre o bico da parte de baixo para fazer uma canequinha, vire a abertura para cima e coloque a massa de milho verde reservada até a borda.
  4. Repita o processo com mais duas palhas de milho e faça outra bolsinha igual a primeira e encaixe a abertura por cima da que está cheia, formando um pacote. Em um prato, apóie a pamonha e amarre com as tiras de palha de milho verde, apertando bem sem espremer. Faça todo este procedimento com o restante da massa.
  5. Em uma panela grande com bastante água fervente, coloque as pamonhas e tampe deixando cozinhar por cerca de 45 minutos. Elas estarão prontas quando a palha começar a ficar amarelada. Retire cuidadosamente com o auxílio de uma escumadeira, aguarde esfriar e sirva em seguida.
Caso haja interesse em conhecer as curiosidades e os pratos típicos das festas juninas, confira o artigo Os sabores das Festas Juninas e depois pode ir arrastar o pé pelo salão!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Pamonha Doce recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:Você também poderá saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+