Tapioca com Côco


Muito antes do descobrimento do Brasil, os povos indígenas já consumiam a tapioca de diferentes maneiras e depois passou a ser consumida também pelos escravos nas senzalas. O tempo foi passando e acabou caindo no gosto de muitos brasileiros que a consomem com recheios doces ou salgados e nada mais agradável do que tomar aquele cafezinho saboreando esta deliciosa receita.












Rendimento: 10 unidades.

Ingredientes:

1/2 kg de goma para tapioca
1 litro de água
sal a gosto

Recheio:
400g de coco fresco ralado
350ml de leite de côco

Modo de Fazer:
  1. Em uma tigela grande, coloque a goma de tapioca e adicione aos poucos a água até cobrir. Tampe a tigela e deixe hidratar por 4 horas. Escorra a água que ficou por cima, esfarele a massa com as mãos e passe pela peneira. Acrescente o sal e misture bem.
  2. Em uma frigideira antiaderente, polvilhe um pouco da goma peneirada, espalhando com os dedos até cobrir todo o fundo da frigideira.
  3. Leve ao fogo baixo para assar, primeiro de um lado até ela ficar unida e deslizando no fundo da frigideira, vire rapidamente e deixe secar do outro lado. A tapioca não deve dourar e sim ficar branca, mas assada.
  4. Retire do fogo, coloque em um prato, espalhe o côco ralado, umedeça com um pouco do leite de côco e dobre ao meio. Repita o processo até terminar toda a goma peneirada. Sirva em seguida.
Caso haja interesse em conhecer as curiosidades e os pratos típicos das festas juninas, confira o artigo Os sabores das Festas Juninas e depois pode ir arrastar o pé pelo salão!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Tapioca com Côco recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:Você também poderá experimentar outras receitas deliciosas navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

4 Comentários:

Amoreira em Flor disse...

Adorei seu blo, com receitas interessantes e fáceis de fazer, parabens!!

Sra. Shi Figueira disse...

Delícia, amei a receita.

Recanto da Rose disse...

Olá, Shi!!!
Fico feliz que tenhas gostado dessa receita.
Obrigada pela visita e volte sempre.
Abraços,
Rose

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+