Petit Gâteau




Às vezes, os acidentes produzem efeitos deliciosos como este pequeno bolo americano.




Ingredientes:

4 ovos
4 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar
250 gr de chocolate meio amargo derretido
120 gr de manteiga derretida
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de vinho do Porto (opcional)

Modo de Fazer:
  1. Na batedeira, bata os ovos, as gemas e o açúcar até obter um creme. Misture delicadamente o chocolate, a manteiga, a farinha de trigo e o vinho até ficar homogêneo.
  2. Despeje a mistura até um pouquinho acima da metade de forminhas untadas e enfarinhadas. Distribua-as em uma assadeira e leve à geladeira por 4 horas.
  3. Em seguida, asse em forno bem quente, pré-aquecido, por 5 minutos ou até que os bolinhos estejam com as bordas assadas e o centro apresente textura mole ao ser pressionado com o dedo. Desenforme ainda morno e sirva acompanhado de sorvete de creme e cobertura de chocolate.
Rendimento: 6 porções.

Você sabia?
O Petit Gâteau é um pequeno bolo com recheio cremoso que acompanha o sorvete de creme ou baunilha e, apesar do nome e dos ingredientes, a sua origem não é francesa e sim norte-americana. Segundo a lenda, um aprendiz de cozinheiro ao preparar uma receita de bolo de chocolate em forminhas individuais teria aquecido demais o forno e ao desenformá-lo notou que o interior do pequeno bolo não assou totalmente, resultando em uma crosta de massa assada com um delicioso recheio de calda de chocolate meio amargo. E o que, a princípio, seria um acidente lastimável acabou se tornando um estrondoso sucesso entre os clientes e permanece até os dias atuais.

Se você gostou desta receita de Petit Gâteau e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+