Bem-Casados




Dizem que comer um atrai a sorte, então não custa nada experimentar.




Ingredientes:

6 ovos ( claras e gemas separadas )
6 colheres (sopa) de açúcar
250 gr de fécula de batata
1 colher (chá) de fermento em pó
margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar

Recheio e Cobertura:
1 lata de leite condensado cozido
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Fazer:
  1. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, o açúcar e a fécula de batata e continue a bater. Por último, adicione o fermento em pó mexendo para incorporar a massa.
  2. Coloque em uma assadeira, untada e enfarinhada, e leve para assar em forno moderado, pré-aquecido, por 30 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo.
  3. Retire do forno, deixe esfriar e corte com um cortador ou com a boca de um copo pequeno. Passe o leite condensado cozido em uma parte da massa e cubra com a outra. Polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima e sirva em seguida.
Rendimento: 35 unidades.

Você sabia?
Os bem-casados surgiram a mais de 100 anos na Europa e são uma variação dos famosos casadinhos portugueses. É um doce popular distribuido aos convidados em casamentos para dar sorte na união e está cercado de simbologias, pois representam duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e o respeito mútuo. De acordo com a lenda, todo aquele que saborear um bem-casado será abençoado com a mesma sorte e felicidade dos noivos, bastando fazer um pedido antes da primeira mordida.
No Brasil, o recheio mais usado é o doce de leite ou o leite condensado cozido, porém podem ser feitos com outras inovações: ganash, brigadeiro, damasco, creme de limão ou laranja, etc. Devido a grande aceitação, os bem-casados são servidos nas mais diversas comemorações e adotam diferentes nomes: bem-nascido (nascimentos), bem-vivido (aniversários), bem-casado com você (festa de empresa), bem-separado (celebração de divórcio) e, por mais estranho, bem-morrido (velórios).
Os bem-casados tem a validade de 5 dias, mas se conservados sob refrigeração/congelados podem ficar até 15 dias sem alterar as características do produto: depois de uní-los com o recheio, envolva-os um a um em filme plástico, etiquete e congele. Quando for descongelar, retire-os da embalagem e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 4 horas.
As embalagens para bem-casados, via de regra, devem combinar com a decoração do casamento ou celebração e, na maioria das vezes, são feitas com papel celofane, papel crepom e fita/fitilho de cetim: prepare o papel, cortando o celofane e o crepom em tantos quadrados de 20cm quantos forem os bem-casados. Embrulhe os doces primeiro com papel celofane, depois com o crepom e arremate com um laço de fita/fitilho de cetim.


Se você gostou desta receita de Bem-Casados e quiser experimentar outros sabores deliciosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

4 Comentários:

Anônimo disse...

Sou sua fã de "carteirinha"!!!Pra mim, vc é o melhor...Como devo aqcondicionar os bem-casados para servir na festa de casamento da minha filha?Posso fazer 2 dias antes e como guardá-los?
Desde já fico muito agradecida. Que 2010 traga muita saúde paz e momentos doces pra sua vida.
Um grande abraço Silvana

Anônimo disse...

Meu end. para resposta é sil.brunetti@yahoo.com.br

Recanto da Rose disse...

Olá, Silvana!!!
Enviei a resposta para o e-mail indicado.
Agradeço pela visita e volte sempre para conferir novas delícias.
Abraços,
Rose

Anônimo disse...

ola fiz esta receita de bem casado e ficou crocante pode me explicar o porque

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+