Cupcake de Baunilha




Compartilhe com os amigos e a família esta divertida e saborosa receita de dar água na boca.






Ingredientes:

3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (café) de essência de baunilha

Cobertura:
300 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (sopa) de manteiga
confeitos coloridos para decorar

Modo de Fazer:
  1. Na batedeira, coloque as gemas, o açúcar e a manteiga e bata por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado.
  2. Acrescente o leite e a farinha de trigo e continue batendo por mais 3 minutos. Transfira a massa para uma tigela e junte a essência de baunilha e o fermento em pó, mexendo sem bater.
  3. À parte, na batedeira, coloque as claras e bata por 5 minutos ou até obter o ponto de neve. Despeje sobre a massa e misture delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima.
  4. Arrume as forminhas de papel para cupcakes em assadeiras próprias e coloque porções de massa até a metade. Leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e aguarde esfriar antes de desenformar.
  5. Com o auxílio de um saco de confeitar ou de uma colher, espalhe por cima dos cupcakes a cobertura e decore com os confeitos coloridos. Sirva em seguida.
Cobertura:
Em uma vasilha, pique o chocolate e reserve. Em uma panela, coloque o creme de leite e leve ao fogo baixo por 3 minutos ou até levantar fervura. Retire-o e derrame sobre o chocolate reservado e acrescente a manteiga. Aguarde 1 minuto antes de mexer delicadamente, começando pelo centro, até que o chocolate comece a se unir ao creme de leite e a manteiga. Aguarde cerca de 30 segundos e repita o processo por mais duas ou três vezes até obter uma mistura homogênea, lisa e brilhosa. Cubra com papel-filme e leve a geladeira por 30 minutos ou até obter um creme mais consistente.

Rendimento: 24 unidades.

Você sabia?
Em 1790, a receita deste delicioso minibolo começou a ser publicada em livros de culinária do Reino Unido sob o nome de Fairy Cakes (Bolinho de Fada), pois eram feitos com uma massa delicada de baunilha e cobertos com fondant e passaram a ser o acompanhamento perfeito para o famoso chá britânico da tarde.
Porém, a partir de 1828 passou a ser adotado o termo “cupcake” devido às medidas dos ingredientes virem em xícaras (cups), ao invés de serem pesadas como era costume na época, e também eram assados nestas xícaras diminuindo o tempo de preparo.
No século XIX, os cupcakes desembarcaram nos Estados Unidos onde se tornaram sensação entre as donas de casa e depois ganharam o mundo. Hoje, os cupcakes são encontrados nos mais variados sabores e coberturas e são servidos em eventos como casamentos, batizados, festas infantis e etc.

Se você gostou desta receita de Cupcake de Baunilha e quiser degustar outras receitas deliciosas, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+