Torta Maria Izabel




Neste 1º aniversário do blog, a receita mais cobiçada e deliciosa de qualquer festa.




Ingredientes:

8 ovos
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 copo (americano) de água
2 colherinhas (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Creme Amarelo:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 xícaras (chá) de leite
3 gemas
3 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena ou similar)
1 pitada de sal

Creme de Claras:
3 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite, gelado e sem soro

Doce de Bacuri, Cupuaçu ou Abacaxi:
10 bacuris ou 1/2 kg de polpa de cupuaçu ou 1 abacaxi
4 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água

Cobertura e Recheio:
côco ralado a gosto
bacuri, cupuaçu ou abacaxi em pedaços a gosto

Modo de Fazer:
  1. Prepare a massa do Pão-de-Ló: em uma vasilha, peneire a farinha de trigo junto com o fermento em pó e reserve. Na batedeira, bata as gemas com a água por 5 minutos ou até dobrar de volume. Junte o açúcar e bata por mais 3 minutos. Sem parar de bater, junte a mistura peneirada e bata por mais 15 minutos. À parte, bata as claras em neve, acrescente o sal e acrescente a massa, misturando delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Despeje a massa em uma forma redonda, untada e enfarinhada, e leve para assar em forno, pré-aquecido, quente nos primeiros 10 minutos e depois reduza para médio e deixe por mais 15 minutos ou até dourar. Retire do forno, aguarde esfriar e desenforme.
  2. Em seguida, faça o Creme Amarelo: em uma panela, dissolva o amido de milho no leite e misture com o leite condensado, o sal e as gemas. Leve esta mistura ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem.
  3. À parte, prepare o Creme de Claras: na batedeira, bata as claras por 5 minutos ou até obter o ponto de neve firme. Acrescente o açúcar e bata por mais 3 minutos. Desligue a batedeira e junte o creme de leite, misturando delicadamente sem bater.
  4. Na seqüência, faça o Doce de Bacuri, Cupuaçu ou Abacaxi: em uma panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo moderado, quando começar a engrossar, acrescente o abacaxi e deixe ferver por mais 10 minutos. Retire da calda com o auxílio de uma escumadeira e reserve. Se usar bacuri ou cupuaçu, nesta mesma calda, coloque a polpa que retirou dos caroços e deixe ferver por mais 10 minutos. Caso a calda engrosse, acrescente um pouco mais de água.
  5. Depois de tudo pronto, inicie a Montagem: Corte o pão-de-ló em 3 partes iguais, no sentido horizontal, coloque uma das partes no prato e umedeça bem com a calda. Forme uma camada de creme amarelo, uma camada de creme de claras, salpique o côco ralado e distribua pedacinhos de bacuri, cupuaçu ou abacaxi. Coloque em cima a outra parte e proceda conforme a anterior. Na última parte, umedeça com a calda e cubra toda a torta com o restante do creme amarelo, depois o creme de claras, polvilhe o côco ralado e enfeite com os pedacinhos de bacuri, cupuaçu ou abacaxi. Sirva gelado.
Rendimento: 15 porções.

Se você gostou desta receita de Torta Maria Izabel e quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

1 Comentário:

Liliane Oliveira disse...

Olá, gostaria de saber que tamanho de fôrma é ideal para essa receita, pois é bem grande né? Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+