Feijao-Tropeiro




Se quer dar um novo sabor ao feijão, experimente esta delícia da tradicional cozinha mineira.




Ingredientes:

500 gr de feijão carioquinha ou roxinho
100 gr de bacon ou toucinho defumado cortado em cubos
200 gr de lingüiça de porco cortada em pedaços
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de mandioca ou de milho
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 maço de couve cortado em fatias bem finas
2 ovos
sal e pimenta-do-reino a gosto
torresmo a gosto para enfeitar

Modo de Fazer:
  1. Na panela de pressão, ponha o feijão e complete com água, o suficiente para cobrir os grãos. Cozinhe por cerca de 40 minutos ou até que o feijão esteja cozido, mas os grãos firmes. Escorra o feijão, tirando toda a água e reserve.
  2. Em uma panela, coloque o óleo e frite o bacon ou toucinho defumado e a lingüiça por 5 minutos ou até dourar. Escorra sobre papel-toalha e reserve. Separe em uma vasilha 2 colheres (sopa) da gordura desta fritura.
  3. Em uma frigideira, coloque 1 colher (sopa) da gordura reservada e frite 1 dente de alho por 3 minutos ou até dourar, junte a couve e refogue bem. Acrescente o sal e mexa. Retire do fogo e reserve.
  4. Em uma vasilha, bata os ovos com o auxílio de um garfo e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Na mesma frigideira, coloque o restante da gordura reservada e os ovos batidos e frite por 3 minutos, misturando até secar. Reserve.
  5. Na panela em que fritou a lingüiça, coloque o restante do alho, a cebola e refogue por 3 minutos ou até dourar. Acrescente o feijão cozido, a mistura de bacon, o sal e a pimenta-do-reino e refogue por 5 minutos.
  6. Adicione os ovos fritos e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Junte a farinha de mandioca ou de milho aos poucos, mexendo cuidadosamente com um garfo, para não amassar os grãos de feijão.
  7. Se necessário, acrescente mais uma pitada de sal e polvilhe o cheiro-verde, misturando por mais 5 minutos. Retire do fogo e despeje em uma travessa. Enfeite com o torresmo e sirva com a couve refogada e arroz branco.
Rendimento: 5 porções.

Você sabia?
Na época do Brasil colônia, entre os séculos XVII e XVIII, os tropeiros transportavam os rebanhos de gado e mercadorias da Região Sul para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nesses longos dias de viagem, a alimentação das tropas era constituída basicamente por alimentos não perecíveis (toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité - molho de vinagre com fruto cáustico espremido) que eram preparados pelo cozinheiro da tropa em acampamentos improvisados. Nos locais de pouso serviam o feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho acompanhado de farofa e couve picada.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e se delicie com novos e deliciosos sabores!!!

E se você gostou desta receita de Feijao-Tropeiro e quiser testar outras delícias culinárias de dar água na boca, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

2 Comentários:

Noeli Seffrin disse...

Rose Meire adorei suas receitas.
Obrigada e felicidades!
Noeli Seffrin

Recanto da Rose disse...

Olá, Noeli!!!
Fico muito feliz que tenhas gostado das receitas.
Obrigada pela visita e volte sempre que quiser conferir outras deliciosas receitas.
Abraços,
Rose

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+