Colomba Pascal


Este pão em formato de pomba não pode faltar nos festejos da família católica pela ressurreição de Cristo. Portanto, na época da Páscoa, sirva aos seus familiares e amigos esta delícia com sabor suave e delicado que simboliza o Espírito Santo e a paz.









Rendimento: 1 unidade.

Ingredientes:

15 g de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de leite morno
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos ligeiramente batidos
5 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de uvas passas
açúcar para polvilhar
amêndoas picadas a gosto para decorar (opcional)

Modo de Fazer:
  1. Em uma vasilha, dissolva o fermento no leite e reserve.
  2. Despeje a farinha de trigo em uma vasilha e faça um buraco no meio. Junte o fermento reservado e, aos poucos, o açúcar, os ovos, a manteiga, a essência de baunilha e as passas e misture bem até obter uma massa homogênea. Caso seja necessário, utilize as mãos para agregá-la melhor.
  3. Coloque a massa até a metade da altura de uma forma de papel para colomba pascal de 750 gr, untada com manteiga. Cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
  4. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 50 minutos ou até dourar. Retire do forno, aguarde esfriar, desenforme e polvilhe o açúcar e, se preferir, decore com as amêndoas. Sirva em temperatura ambiente.
Você sabia?
Existem muitas lendas ligadas aos símbolos da Páscoa, dentre elas está a da Colomba Pascal. Contam que no vilarejo de Pavia, ao norte da Itália, em Lombardia, houve uma invasão do exército lombardo do Rei Albuino, mas o povo do lugar não se rendeu facilmente deixando o rei furioso. Para amenizar a situação, um confeiteiro do vilarejo criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz e o ofereceu ao invasor. Depois de receber o presente, o rei ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível idéia e resolveu desistir do ataque ao vilarejo.
A pomba ou Colomba Pascal é um pão doce em forma de ave que, para o povo cristão, simboliza a vinda do Espírito Santo e costuma ser partilhado no café da manhã de Páscoa.


Caso haja interesse em marcar com um sabor especial a sua Semana Santa, confira o artigo Almoço de Páscoa: você vai servir o quê? e celebre a paz e a união neste momento de fé!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Colomba Pascal recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:Você também poderá testar outras delícias culinárias de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

2 Comentários:

Francisco Castro disse...

Olá!

Bela receita que certamente prodizirá uma excelente gostosura. Valeu pelas belas dicas.

Abraços

Francisco Castro

Recanto da Rose disse...

Olá, Francisco!!!
Fico grata pela visita e venha sempre que quiser conferir as novas gostosuras.
Abraços,
Rose

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+