Brioche





Já esteve no centro de uma polêmica entre os franceses, mas continua delicioso e irresistível.






Ingredientes:

30 gr de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de água morna
3 ovos
2 colheres (café) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 gr de manteiga
1/2 lata de creme de leite
raspas de limão a gosto
1 ovo ligeiramente batido para pincelar

Modo de Fazer:
  1. Em uma vasilha, dissolva o fermento na água e, em seguida, misture os ovos, o sal e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente aos poucos a farinha de trigo peneirada, mexendo vigorosamente.
  2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, faça um buraco no meio e adicione a manteiga, o creme de leite e as raspas de limão e sove até desgrudar das mãos. Se necessário, adicione mais farinha de trigo.
  3. Deixe descansar, coberto com um guardanapo de pano, por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Sove rapidamente e enrole a massa em cordões grossos. Corte pequenos pedaços de massa, modele bolinhas, distribua-as em forminhas untadas e coloque em uma assadeira.
  4. Pressione suavemente a massa na forminha e coloque em cima uma pequena bolinha de massa. Deixe crescer novamente por mais 30 minutos.
  5. Pincele com o ovo batido e leve para assar em forno moderado, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Desenforme ainda morno e sirva em seguida acompanhado com o recheio de sua preferência.
Rendimento: 40 unidades.

Você sabia?
Este pão de textura macia possui um sabor e aroma inigualáveis e é considerado um dos pães mais antigos existentes no mundo. Segundo relatos, o brioche é originário do distrito de Brie, no norte da França, e no século XVII ficou conhecido como Doce dos Apóstolos ou dos Profetas, devido ser parecido com o adorno de cabeça usados pelos religiosos. O brioche entrou para a história no ano de 1789, pois gerou uma polêmica entre os camponeses franceses e a rainha francesa. Segundo contam, em 1788, a destruição da plantação de trigo causada por intempéries climáticas trouxe a fome aos campos franceses e os camponeses revoltados marcharam pelas ruas de Paris exigindo o pão. A rainha Maria Antonieta, esposa de Luis XVI, ao ouvir os gritos respondeu: "Se não tem pão, que comam brioches". Estas palavras foram um dos estopins da Revolução Francesa, pois o povo enfurecido com a indiferença da rainha e a situação difícil por que passava o país se rebelou contra a monarquia francesa.

Se você gostou desta receita de Brioche e quiser degustar outros sabores deliciosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+