Torta Paraense de Pupunha




Se já é boa apenas acompanhando um cafezinho, imaginem o sabor exótico desta sobremesa.




Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
250 gr de manteiga

Recheio:
1 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) de manteiga
15 pupunhas cozidas cortadas em fatias
500 gr de doce de cupuaçu

Cobertura:
30 pupunhas cozidas partidas ao meio
2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar cristal grosso
2 colheres (chá) de vinagre de maçã

Modo de Fazer:
  1. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
  2. Com o auxílio de um rolo, abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda com aro removível e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos e reserve.
  3. À parte, prepare o Recheio: no liquidificador, coloque o leite condensado, a manteiga e as pupunhas e bata por 5 minutos. Despeje sobre a massa pré-assada e leve novamente ao forno por mais 25 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo. Retire do forno, cubra com o doce de cupuaçu e reserve.
  4. Na seqüência, prepare a Cobertura: em uma panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo moderado, deixando ferver até dar o ponto de fio. Acrescente o vinagre e deixe atingir o ponto de bala mole. Banhe as pupunhas neste caramelo e disponha as fatias sobre a torta, cobrindo toda a superfície. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e navegue por este rio de delícias!!!

E se você gostou desta receita de Torta Paraense de Pupunha e quiser experimentar outros sabores de dar água na boca, recomendo navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2017 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+