Fondue de Queijo


Originária da Suíça, a fondue começou a ser produzida de maneira rústica por camponeses durante um aumento na produção de queijos para evitar que se estragassem, porém com o passar do tempo a iguaria foi ficando refinada e começou a ser servida nos melhores restaurantes do mundo. Em noites mais frias, convide os amigos para um bate-papo descontraído e aproveite para servir esta delícia de receita.












Rendimento: 6 porções.

Ingredientes:

500 gr de queijo tipo emmenthal
1 dente de alho
2 colheres (chá) de manteiga
100 gr de gengibre ralado grosso
1 copo (americano) de vinho branco seco
1 copo (americano) de creme de leite
1 cálice de aguardente de cereja (kirsch)
2 pães tipo bengala cortados em cubos
sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de Fazer:
  1. Rale o queijo no ralo grosso e reserve.
  2. Esfregue o dente de alho na panela própria para fondue. Leve-a ao fogo baixo e coloque a manteiga, o gengibre, o sal, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e o vinho.
  3. Quando ferver, junte o queijo ralado e, com uma colher de pau, mexa sem parar em forma de oito. Depois que o queijo derreter, acrescente o creme de leite e bata até ficar cremoso.
  4. Junte a aguardente e coloque a panela no réchaud (fogareiro) e deixe a chama baixa. Na hora de servir, com o garfo especial para fondue, espete cada um dos cubos de pão e mergulhe no queijo, envolvendo bem.
Caso queira inovar e dar um toque especial a esta receita de Fondue de Queijo recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:E se quiser experimentar outros sabores de dar água na boca, navegue pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+