Caldeirada de Frutos do Mar


Uma receita típica de regiões mediterrâneas, a caldeirada faz uma combinação de sabores exóticos e inigualáveis. À princípio, ela pode parecer difícil de preparar mas não deixa de ser uma boa pedida para aqueles que adoram saborear diversos frutos do mar de uma única vez.









Rendimento: 8 porções.

Ingredientes:

1 polvo de 1 kg
2 kg de peixe cortado em postas
500 gr de camarão médio sem casca
300 gr de mexilhão sem a concha
3 limões grandes
3 tomates médios cortados em rodelas
3 cebolas médias cortadas em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
1 xícara (chá) de vinho branco seco
6 dentes de alho picados
500 ml de água fervente
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
sal, louro e cheiro verde a gosto

Modo de Fazer:
  1. Lave o polvo em bastante água corrente, aperte cada ventosa sob a água para retirar toda a areia. Em uma panela, coloque o polvo e leve para cozinhar em fogo alto, sem água para que ele cozinhe em seu próprio líquido, por 30 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo, aguarde esfriar e retire a pele da cabeça. Lave novamente em água corrente e, em um recipiente, deixe-o de molho por 30 minutos em água fria misturada com o caldo de 1 limão para soltar o restante da areia. Escorra, corte em pedaços pequenos e reserve.
  2. Lave os camarões e os mexilhões em bastante água corrente. Escorra e, em uma vasilha, deixe-os de molho por 15 minutos no caldo do outro limão. Reserve.
  3. Lave as postas de peixe em bastante água corrente. Escorra e, em uma vasilha, deixe-as de molho por 15 minutos no caldo do limão restante. Reserve.
  4. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho por 3 minutos ou até dourar. Junte o vinho e deixe evaporar. Acrescente os tomates, o pimentão, o louro e o cheiro verde e deixe refogar por mais 3 minutos.
  5. Adicione o polvo, o peixe, o sal e a água e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Coloque os camarões e os mexilhões e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo e sirva quente acompanhado com arroz branco.
Caso haja interesse em marcar com um sabor especial a sua Semana Santa, confira o artigo Almoço de Páscoa: você vai servir o quê? e celebre a paz e a união neste momento de fé!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Caldeirada de Frutos do Mar recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo: Você também poderá saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

1 Comentário:

Unknown disse...

só não entendi a parte que manda cozinhar o polvo sem água....o resto é fácil...

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+